21 de mar. de 2007

Blogagem coletiva - Xô preconceito.

O Lino propôs uma blogagem coletiva contra o preconceito para o dia de hoje.

Poderia aqui escrever um enorme texto sobre preconceito racial, social, sexual, religioso, etc.
Porém vou aproveitar a deixa para chamar a atenção sobre a palavra PRECONCEITO.
Segundo o dicionário on line Priberam, a definição é a seguinte :
conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério;
superstição;
prejuízo;
erro.
Por isso, antes de chamar-mos uma pessoa de empregadinha, bicha, maconheiro, caróla e tantos outros adjetivos pejorativos que usamos para ofender alguém num momento de afloramento exagerado do ID, sugiro contarmos até 10, pois todos nós temos um tipo de diferença que nos torna único dentre a massa e que pode ser usado pejorativamente contra nós quando outra pessoa tiver a mesma manifestação do ID.
Proponho uma tentativa de se formar um conceito sobre a diferença dos outros antes de se esconder atrás da ignorância e do mêdo e incorrer em erro.
Quanto a discrminação racial, não se aplica aos humanos, pois somos todos homo-sapiens independente da etnia de cada um. Não existe o conceito de raça no ser humano.
Portanto quem tem o hábito de se dirigir de forma ofensiva como negrinho, amarelo safado, branco azêdo e tantas outras maneiras ofensivas de se dirigir a um indivíduo da mesma espécie somente baseado na cor da pele é digno de discriminação pelo fato de ser um pobre ignorante.
Por isso não tome atitudes movidas pela SUPERSTIÇÃO para não ter um PREJUÍZO consequente do ERRO de SE FORMAR UM CONCEITO ANTECIPADAMENTE e SEM FUNDAMENTO SÉRIO.

11 bestaram:

Blog da Mélica disse...

Oi!
Concordo que o conceito de raça não deveria ser aplicado ao ser humano.

Também estou participando da blogagem coletiva.. e vim visitar os blogs que também fazem parte, pois creio que este seja um tema que precisa e muito ser discutido!!!

Um abraço!

Suzy disse...

Jorge, meu amigo, conceito de raça não é mesmo conceito. É isso sim, puro preconceito tosco e ignorancia da pior espécie. Parabéns pelo post.
Grande abraço

Suzy disse...

Jorge meu amigo, você acertou no alvo, como sempre. Conceito de raça é puro preconceito, coisa de gente ignorante e da pior espécie.
Grande abraço

Renata Livramento disse...

Olá Jorge!
Acredito que mais do que contar até dez, temos é que buscar uma transforação interior mesmo, abrir nossos corações a tudo aquilo que é diferente, senão ficamos que nem Narciso " que acha feio tudo o que não é espelho"...
Fácil? Sem dúvida que não. Possível? Definitivamente sim!
Um abraço e Obrigada por me receber no seu cantinho.

Lulu on the sky disse...

Tb sou participante da blogagem coletiva do Lino e achei um tema excelente de ser abordado, as pessoas tem q aprender enxergar além da cor que está na pele.
Tenho orgulho de ter amigos negros. Valem muito mais q do que alguns brancos q eu conheço.
Big Beijos

Anônimo disse...

È isso api, Jorge. Um primeiro passo é aprender a pensar antes de conceituar o alheio. Abraços, Mário.

Saramar disse...

Menino, depois de ler mil e um participantes da postagem, foi aqui que vi a origem dessa bobagem de conceito de raça.
Isso só reforça minha concepção sobre os racistas: são todos integrantes da camada mais inferior da escala dos seres vivos,pior que as coitadas das amebas, outras discriminadas.

beijo

silvia disse...

Temos que olhar para nós antes de criticar os outros... Porque irei criticar alguem quando eu tenho os meus próprios defeitos?



Beijos:)

Anônimo disse...

Um bom conselho, o de contar até 10. Ele evita que façamos besteira, inclusive no caso do preconceito.
Obrigado pela sua participação.

Sam disse...

Olá :)
Tb faço parte da blogagem coletiva e concordo...as pessoas devem conhecer o seu semelhante antes de criar rótulos imbecis.
Por mais q se queira resumir, o assunto cresce.
Beijo

Santa disse...

A ministra Dona Matilde é um exemplo vivo do preconceito. Demonstro que não tem o menor preparo para ocupar o cargo no ministério que inventaram pra ela. Na entrevista que deu a BBC ela cometeu crime de racismo e só não será processada pelo crime inafiançavel.

Bjs

PS:Fiz um link do seu post lá em casa.